Eu vejo novela…. e você?

      

Pode ser apenas a do horário nobre, sobre seres extraordinários, só desse ou daquele autor, de época ou praiana. Não importa. Tem sempre uma novela que cabe no seu horário e que, de uma forma ou de outra, vai despertar seu interesse. Você pode até dizer que não gosta, que não se interessa e não tem tempo, mas, com certeza, sabe ou já ouviu falar os nomes dos personagens principais do badalado folhetim das oito. Acompanhar histórias por sete, oito ou até nove meses continuamente, com conflitos, dramas e uma linguagem tão especifica virou um hábito nacional.  

Querendo ou não, o  brasileiro tem a cultura da novela. Mesmo que ele não acompanhe, os temas mais polêmicos ele saberá. Além do horário em que a telenovela passa, o folhetim está também nas discussões dos programas de entretenimento, nas conversas de padaria…

Para mergulhar nas histórias das telenovelas, Cristiane Costa e Valéria Lamego convidaram um elenco de escritores, autores e cientistas sociais para a série de encontros “Eu Vejo Novela”, no Centro Cultural Banco do Brasil. A cada mês, cerca de dois escritores / autores debatem os efeitos na sociedade, as técnicas, contam os ‘causos’ e as verdades sobre a teledramaturgia brasileira. O próximo encontro (aberto ao público em geral e gratuito!) acontece amanhã, quarta-feira, dia 03/09, com o escritor e autor de noverlas Lauro César Muniz e a antropóloga Esther Hamburger.

 Aproveitando o evento e o tema, convidei o Lauro César Muniz para uma entrevista virtual sobre a carreira e a teledramaturgia brasileira. Autor de trabalhos memoráveis como “Ninguém crê em mim”, “O Casarão” e, entre muitas outras, a inesquecível “O Salvador da Pátria” e a ousada “Cidadão Brasileiro”, ele fez história na telenovela e lançou grandes atores . Entre um capítulo e outro que ele prepara para sua próxima novela na Rede Record, Lauro atendeu ao meu pedido com gentileza. Você confere aqui primeira parte do nosso “Bate-papo virtual“!

 

SERVIÇO: Lauro Cesar Muniz, escritor e autor de novelas.  “EU VEJO NOVELA” – 03/09 – 18h 30 – senhas distribuidas 1 horas antes do evento. CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66. ENTRADA GRATUITA!

 

 

 

 

 

1 comentário

Arquivado em Cultura

Uma resposta para “Eu vejo novela…. e você?

  1. Cintinha, não sei que medo era esse que você tinha de criar um blog ou de escrever. Adorei essa entrevista! Quer dizer, adorei essa parte que li até agora, a entrevista mesmo ainda vou ler depois. Queria pôr uma chamada lá no meu para esse bate-papo inédito, mas eu não consigo mais me logar no meu blog, acredita? Uma ziquizira que ninguém explica. Nem preciso dizer que @cristianoweb já riu muito, né? Pois é. Bom, deixe-me ler os outros posts. Bjks! SP nos espera em outubro!

Deixe um comentário

